Fernando P. freelancer experto en SQL Server, PL/SQL, SQL

Fernando P.

Desenvolvedor SQL

0 / 5

Brasil
Valor hora:

R$ 50,00

IT & Programación

Habilidades (Máximo: 5)
¿Qué es posición de perfil bronze?

Bronze es el segundo nivel de los freelancers de Workana. A medida que consigan más logros y ganen más proyectos, irán progresando hacia los niveles superiores. Leer más

Sobre mí
Graduação em Analise e Dsenvolvimento de Sistemas, DBA SQL Server e conhecimentos em Oracle.
Mais de oito anos de experiência na área de TI em projetos para grandes empresas. Nos últimos anos atuando na área de ecommerce B2B e B2C.

Especializações: Desenvolvimento SQL, gerenciamento de banco de dados.
Certificação MCSA: Querying Microsoft SQL Server 2012.
Historia laboral
Migração de ambiente SQL Server 2008 R2 em Cluster para SQL Server 2014 com AlwaysOn.

O desafio iniciou-se na definição de hardware. Usar o ambiente atual ou migrar para novos servidores?
Com a arquitetura estimada em mãos, iniciamos uma analise realizando um racional de todo o ambiente (atual e estimado) junto a equipe de servidores e arquitetura de infra e chegamos a conclusão que o melhor ambiente (custo/desempenho) seria com novos servidores. Com servidores mais atuais teríamos processadores que nos daria maior poder de processamento com menos cores e ainda diminuiríamos o valor de licenciamento.
Com esses novos hardwares também conseguiríamos triplicar a quantidade de memória em cada servidor, que era um problema no ambiente atual.
Após a definição de hardware partimos para a disposição/configuração dos servidores SQL Server, onde cada ambiente de banco de dados seria configurado com duas instâncias AlwaysOn. Um primário e um secundário que seria responsável pelos workloads de leituras.

O desafio do menor DownTime.

O maior desafio era ter o menor downtime possível, pois a aplicação era 24/7. Com um trabalho muito alinhado entra equipe de Configuration Manager, banco de dados e servidores conseguimos diminuir para menos de 1 minuto o tempo de downtime de cada base de dados migrada, deixando a aplicação disponível quase instantaneamente no novo ambiente.
Após a migração finalizada fizemos o comparativo entre antigo e novo ambiente e o ganho foi de até 60% no tempo de resposta para a aplicação.
Processadores mais rápidos (apenas de menos cores), mais memória disponível para os bancos de dados, arquitetura do novos servidores e divisão de workload (leitura/escrita) entre bases primaria e secundária foram os responsáveis pela diminuição no tempo de resposta para a aplicação.
Um trabalho muito bem planejado e executado entre os times de Arquitetura, banco de dados, servidores e CM.
Contratar

Rankeado: No está rankeado

Posición del perfil: Bronze

Último login: Hace un año

Registrado: Hace un año