Eduardo S.

Gestão de Projetos Tecnológicos, CobiT e ITIL

Average 0 of 5

Freelancer activity: IT & Programming

Brasil

About me
Vivência na gestão de tecnologia da informação, envolvendo a elaboração e coordenação de projetos estratégicos e de grande porte no setor público, nas áreas de infraestrutura de TI, Business Intelligence e Sistema Integrado de Gestão; habilidade em negociação com consultorias e fornecedores para desenvolvimento de projetos, alocação de recursos e aquisição de produtos. 

Experiência em gestão de serviços de TI, utilizando as boas práticas da ITIL; elaboração de estratégias e procedimentos de contingências, visando à segurança a níveis de dados, acessos, auditorias e a continuidade dos Sistemas de Informação.
Languages
Work history
TELCO DO BRASIL                                                                                 Fev/12 a Atual

//Empresa do segmento de Call Center, estabelecida há 16 anos no mercado, com localização no Rio de Janeiro, Brasília e Florianópolis e faturamento anual de R$ 22 milhões.// 

Diretor de Tecnologia da Informação 

Responsável por implementar modelo de Governança de TI, visando contribuir com os principais objetivos de negócio da empresa, e implementação de toda a infraestrutura física, lógica e de segurança, incluíndo o Data Center e telefonia IP, projetada para atender à Telco do Brasil, no Edital do BNDES.

 

SEEDUC – Secretaria de Estado de Educação do RJ                                   Jan/09 a Jan/12

Diretor de Gestão de Tecnologia da Informação e Produção            

À frente da Diretoria de Gestão de TI e como principais atribuições: 
    Análise e acompanhamento das demandas definidas em conjunto com as áreas de negócio; 
    Atuação como interlocutor entre a TI e demais áreas da SEEDUC a fim de garantir a entrega de produtos/serviços de acordo com o solicitado/palnejado, otimizando e racionalizando os recursos de TI; 
    Priorização dos níveis de serviços baseados em critérios de maior retorno aos objetivos estratégicos da SEEDUC; 
    Análise dos riscos associados aos serviços de TI, principalmente os que causam impacto político, evitando a exposição negativa da SEEDUC; 
    Avaliação e aceitação dos novos sistemas em operação em conformidade com as normas e padrões estabelecidos; 
    Garantia do funcionamento dos sistemas no ambiente de produção com níveis de serviços estabelecidos; 
    Realização, em consonância com as diretrizes aprovadas pela SEEDUC, de estudo prévio de viabilidade e de exequibilidade de desenvolvimento, contratação e manutenção das soluções de sistemas de informação. 

Durante o período de gestão da área de TI, atuei interinamente como Superintendente de Tecnologia da Informação por três meses, respondendo também pelas diretorias de infraestrutura e sistemas.

 

Coordenador do Escritório de Gerenciamento de Projetos – EGP      

Responsável pelo portfólio de projetos de Tecnologia da Informação, voltados para atender a Sede da SEEDUC, 15 Regionais, 1.500 escolas, 3.000 Diretores, 55.000 Professores e 1 milhão de alunos. 

O principal programa deste portfólio é o Conexão Educação, composto pelos projetos de conectividade e infraestrutura de TI,  equipamentos computacionais e sistema integrado de gestão acadêmica e administrativa da rede estadual de ensino, cujo investimento foi na ordem de R$ 100 milhões. 

Para o gerenciamento de portfólio foi implementado o Project Web Access (PWA), com dashboard para acompanhamento executivo sobre o status, riscos, custos e prazos dos projetos. 

//Demais projetos estratégicos:// 

- Correio@Escola 

Provimento de contas de e-mails na plataforma Live@Edu, Microsoft, para os 55 mil professores e 1 milhão de alunos, transformando-se na segunda maior conta de e-mails corporativos da solução Microsoft. 

- UCA – Um Computador por Aluno 

Este projeto vem de uma iniciativa do Governo Federal para fornecer um computador portátil, na modalidade classmate pc, para cada aluno da rede estadual de ensino a fim de promover a inclusão digital dos alunos da rede público. O escopo deste projeto foi equipar todas as salas de aula de 8 escolas da rede.

- Cisco IT Essentials 

Projeto realizado em parceria com a Cisco Academy para implantar em algumas escolas da rede, centro autorizado em certificação Cisco IT Essentials, incluindo a formação e estágio para os alunos da rede estadual matriculados.

 

PRODERJ – Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do RJ 

Set/07 a Dez/08

Gerente de Projetos 

Autor do projeto de implantação de Service Desk ITIL, alinhado à Governança de TIC do Governo do Estado do Rio de Janeiro, visando trazer qualidade e excelência no atendimento aos Órgãos e Secretarias do Governo e disseminando a cultura de melhores práticas de TIC no Estado. Para tanto, realizamos fóruns bimestrais com todos os assessores de informática. 

Gerenciamento de mais 03 (três) projetos para o Estado: O projeto do Governo Federal de levar banda larga para todas as escolas estaduais até 2010, o programa de matrícula 2009 totalmente informatizada e o projeto Portal IntraGOV (Business Intelligence) principal ferramenta para extrair informações estratégicas para os gestores do Governo, nas áreas de Segurança Pública, Secretaria de Governo e Educação. 

 

Gerente de Rede e Telecomunicações 

Responsável pela gerência de rede e telecomunicações do Data Center e Backbone Proderj, unidades Centro e Maracanã, que provê serviços de tecnologia da informação e infra-estrutura aos órgãos da administração ou fundações do Governo do Estado do Rio de Janeiro, abrangendo 92 municípios. 

Principais atividades e ferramentas de gerenciamento: 

- Gerenciamento de Servidores HP, Dell, IBM, Unisys e Itautec;

- Gerenciamento de Storage Hitachi Thunder 9570;

- Gerenciamento de Fitoteca Sun Storagetek L80;

- Gerenciamento de 320 links de internet com a operadora Oi (de 128Kbps a 100Mbps);

- Gerenciamento do tráfego de rede local com mais de 30.000 estações de trabalho;

- Monitoramento de link com as ferramentas HP Open View NNM e Nagios;

- Gerenciamento de Roteadores Cisco 3600, 3800, 7100 e 7500;

- Gerenciamento de Switches Cisco 2900, 2950, 3750 e 6500;

- Gerenciamento de rede local com Cisco Works LMS 2.5;

- Gerenciamento de segurança com Checkpoint VPN-1, Web Intelligence e Interspect;

- Responsável pelo projeto e implementação de Service Desk ITIL para atender aos clientes internos (Proderj) e externos (Bancos e Instituições Financeiras – 125, Governo Estadual – 183, Governo Federal – 6 e Governo Municipal – 200).
Hire
Activity and ratings

Last login: 3 years ago

Joined: 3 years ago


Ranked: Not ranked

Profile level: Iron

What is profile
level iron?

Iron is the starter level for freelancers in Workana. The more objectives they fulfill, and the more projects they win, allows them to reach higher levels. Read more

Loading...